domingo, 13 de março de 2011

mensagem - Nâo chores mais.

 Nâo chores mais
 Texto:Ap5:4
 Redaçâo:André luis.


Porque pessoas choram? O que é um choro? O que determina o choro? Apocalipse 5:4 “e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.”

1. Introdução

1. Porque pessoas choram? O que é um choro? O que determina o choro?
1.1. Choro, será aquela dose a mais, ou como se diz normalmente “um plus a mais” na dose de uma bebida? Garçon, e o chorinho?
1.2. Quem chora? Apenas pobres? Vocês se lembram daquela novela: Os ricos também choram? O choro é uma prerrogativa ou um privilégio dos subúrbios da cidade, ou aqui na zona sul também choramos.
1.3. No passado, muitos choraram. Quais os motivos?
A queda das torres gêmeas e suas vítimas? As mortes; os assassinatos; os empregos perdidos; o título de campeão que não ficou em S.Caetano?
1.4. O fato é que todos nós choramos. Choramos de tristeza; choramos de alegria.
Mas choramos.
1.5. O comum no choro, é ser ele provocado pela tristeza; pela decepção.
1.6. Existe o choro da alma (mudo e seco), esse geralmente o mais profundo de todos.
1.7. Talvez, a melhor das definições, sem socorrer ao Aurélio seria:
“O transbordar das emoções tristes”.
1.8. No versículo base desta palavra, vemos que alguém chora, mas, porque ele chora? Para descobrirmos a razão, será preciso analisar o contexto em que foi escrito, e assim o faremos, eis que o contido no versículo, apenas, não é suficiente para obtermos a resposta.

2. Contexto Histórico

2. O livro do Apocalipse, o livro da revelação, foi escrito por João (o evangelista e também o autor das cartas) por volta do ano 80/96 AD.
2.1. João estava desterrado na ilha de Patmos, eis que considerado inimigo do Imperador, provavelmente Domiciano.
2.2. O Livro do Apocalipse foi escrito em meio a muitas lutas, tribulações, perseguições internas (hereges – vide o conteúdo das cartas) e externas (império romano).
2.3. Os cristãos estavam sendo perseguidos. Em face da recusa de honrar o imperador (que a si mesmo nomeou “Sebastós” no grego: digno de ser adorado – e seu correspondente latino “Augustus”) romano como um deus, eram massacrados, entregues a leões nas arenas.
2.4. Assim, considerando a época e a situação em que o livro foi escrito, podemos dizer que o nome Apocalipse significa descobrir a verdade divina, a intervenção de Deus na história, a manifestação de Deus aos homens, dirigindo a história para a consumação de seus desígnios. 2.5. Apocalipse, portanto, é a manifestação de Deus ao seu povo, descobrindo-lhe, revelando-lhe, por meio de visões e símbolos, a verdade da vida espiritual. Essa verdade abrange as coisas que são e as coisas que estão para acontecer.

3. Porque João chorava?

“e eu chorava muito"
João chorava, ele próprio é quem o diz, mas, porque ele chorava?
3.1. Em face de sua situação?
Será que era porque estava exilado, desterrado, vivendo preso na ilha de Patmos, e talvez até sujeito a trabalhos forçados?
3.2. Em face da situação das Igrejas da Ásia?
3.2.1. Talvez João chorava por causa da Igreja em Éfeso, que perdeu o primeiro amor. Não se tinha desligado de Deus, mas fazia tudo por mero ativismo. Perdera a profundidade do evangelho. Trabalhava, mas não era escrava do amor.
3.2.2. Talvez João chorava por causa da Igreja em Esmirna, que passava por grandes tribulações; pobreza e aflições. A igreja que mais sofria à época da revelação do Apocalipse.
3.3.3. Talvez João chorava por causa da Igreja em Pérgamo, que sustentava os seguidores da doutrina de Balaão (que significa idolatria, e ou intercâmbio da Igreja com o mundo).
3.3.4. Talvez João chorava por causa da Igreja em Tiatira, que suportava imoralidade moral e espiritual;
3.3.5. Talvez João chorava por causa da Igreja Sardes, Igreja hipócrita, que se passava por uma Igreja viva, mas na realidade, aos olhos de Deus, era uma Igreja morta. Era cheia de atividade; templo lindo; lindos cânticos; culto à tradição.
3.3.6. Talvez João chorava por causa da Igreja em Fildélfia, eis que sozinha, sem apoio; fraca aos olhos do mundo; sem recursos; sem retroprojetor; sem aparelhagem de som; sem um belo salão; sem ar condicionado; mas fiel eis que guardava a Palavra de Deus.
3.3.7. Talvez João chorava por causa da Igreja em Laodicéia, Igreja morna; apática; em cima do muro; com o pé em dois barcos; achava que não precisava mais de Deus, que não precisava aprender mais da palavra de Deus; que já sabia tudo sobre Deus; Igreja nominal;
Afinal, por que chorava João?

4. O Livro Selado

Apocalipse 5.1-3. “1Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. 2Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? 3Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele”;
Apocalipse 5.4.b ”... porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.”
4.1. O livro selado.
4.1.1. João chorava porque o livro estava selado. Mas, o que conteria aquele livro? O que significa um livro selado.
4.1.2. Eram os sete os selos, e conforme a forma judaica de selar um livro, os selos eram colocados por assunto; a cada assunto, amarrava-se e selava-se seu conteúdo, com cera derretida, para garantir o sigilo. Era um livro inviolável. Escrito por dentro e por fora, de natureza reservadíssima.
4.1.3. Era um livro muito importante, porque o próprio Deus o segurava com a mão direita.

Apocalipse 5.1. “Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos”.
4.2. O Conteúdo do Livro.
4.2.1. Continha a história da humanidade; o desejo humano de domínio sobre a humanidade; as guerras que se sucederam e que hão de sucederem; a fome; a morte; o sofrimento dos mártires de todas as épocas; os grandes cataclismos e catástrofes; a glória e a justiça de Deus.
4.2.2. Portanto, João chorava por causa de si própria e da situação das 7 (sete) igrejas e da sua impossibilidade de fazer qualquer coisa, eis que estavam contidas nos fatos.
4.2.3. João estava ilhado, sozinho, sem condições de falar com quem quer que seja. Talvez tenha perdido as esperanças. Ele queria fazer alguma coisa. Era um homem idoso e frustrado. Não podia fazer nada, e isso o fazia chorar mais ainda.
4.2.4. Talvez João visse naquele título como que um título de resgate, que não encontrava remidor.

Apocalipse 5.4. “e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.”
“Ninguém era digno de abri-lo; para ir desvendando, cena por cena; problema por problema; situação por situação; conflitos terrenos e espirituais”.

4.2.5. Dentro daquele livro estavam todos os segredos; os destinos dos homens, e João desejava conhece-los para consolar seus irmãos e a si mesmo.
O fato de não ser encontrado ninguém digno, significa que nenhum ser humano ou angelical tem poder de decidir sobre a vida ou o destino das pessoas, e que tudo terminará da forma como Deus decidiu.

5. Mas; Porém; Todavia; Contudo!

Apocalipse 5.5. “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.
5.1. Não Chores.
5.1.1. Há um remidor digno por excelência.
5.1.2. O Leão da Tribo de Judá; a Raiz de Davi.

Apocalipse 5.6. “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto”.
5.1.3. No Cordeiro e no Leão, encontra-se a síntese da personalidade de Jesus, numa combinação de 2 (duas) forças:
5.1.3.1. A força e majestade do leão, símbolo de realeza;
5.1.3.2. A humildade, mansidão e submissão do cordeiro.
5.1.3.3. Como símbolo funcional do Messias, o leão é símbolo da realeza: Jesus Cristo é o Rei.

O Cordeiro, é símbolo do sacrifício perfeito. “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
5.2. Digno.
5.2.1. Porque pagou o preço de seus co-herdeiros, porque nasceu de mulher tornando-se humano, sendo em tudo como nós, exceto no pecado.
5.3. Qualidades do Leão Cordeiro.

Apocalipse 5.6b “Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”.
5.3.1. Sete Chifres. Simbolizam o poder, a o­nipotência de Deus outorgada ao Filho. Representam total; imensa e irresistível força para cumprir os seus desígnios.
5.3.2. Sete Olhos. Demonstram a o­nisciência de Deus, outorgada ao Filho, que tudo vê, tudo sabe. Ilustram sua vigilância e vigilância.
5.3.3. Deus outorgou a Jesus Cristo o total controle e direção de todos os acontecimentos.

5.2. Apoteose No Céu.

Apocalipse 5.7 “Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono...”.
Apocalipse 5.9-10. “9e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação 10e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”.
5.2.1. Glória, poder, majestade, beleza. Não há luxo, poder, riqueza que se podem comparar com o que João viu. A Marques de Sapucaí é fichinha perto da verdadeira praça da apoteose que se instalou no céu, em frente ao trono de Deus.
5.2.2. Não somente João para de chorar, mas também o céu festeja, eis que os 24 anciãos o glorificam, proclamando os feitos salvíficos de Jesus Cristo, comprando homens de toda a parte da terra, e os transformando em “Reis e Sacerdotes”.
5.2.3. João visualiza a transformação da sua situação; a transformação das 7 (sete) igrejas e a vitória triunfal daqueles que servem aceitam o sacrifício de Jesus Cristo e servem a Deus. Seus temores se dissiparam; seu choro estancou, não somente estancou, houve um verdadeiro consolo seguido de imensa alegria.
5.2.4. Irmãos de caráter imperfeitos, estavam transformados; a igreja perseguida, agora era triunfante; no lugar de escravos, no lugar de comida de leões nas arenas; no lugar dos escárnios, agora eram Reis e Sacerdotes Que Reinarão Sobre a Terra.

5.3. Mas..., porém..., Consolo Seguido de Alegria.
5.3.1. O consolo de Deus não é apenas ausência de choro, é presença de alegria.
5.3.2. Os medos; as preocupações; o sentimento de impotência foram embora.
5.3.3. João agora não chora mais. João, agora, faz parte do grande coro angelical. Foram embora os medos; as preocupações. Ele só queria louvar e enaltecer ao Leão Cordeiro, que esteve morto, mas que estava vivo.
5.3.4. João não chora mais, ele vê as suas orações numa taça de ouro, simbolizando que Deus ouve e considera os pedidos que lhe são feitos

Apocalipse 5.8b. “taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”.
As Lágrimas de João Desapareceram. No lugar do pranto, o Riso. No Lugar da Tristeza, alegria. Com certeza, João se lembrou das palavras de Jesus Cristo, agora o Leão Cordeiro, “Bem aventurados os que choram porque serão consolados”.

6. NÃO CHORES MAIS!

Não chores mais, o livro do Apocalipse deve produzir naqueles que confessam o Nome De Jesus, esperança e alegria. Apocalipse é o livro da revelação.
6.1. Não choremos mais, Pastores, obreiros, missionários,
6.1.1. a frieza do povo;
6.1.2. a falta de compromisso com Deus;
6.1.3. o secularismo religioso;
6.1.4. a superficialidade do culto;
6.1.5. o modismo mundano;
6.1.6. a falta de desejo de estudar a palavra de Deus;
6.1.7. a falta de desejo de orar;
É Jesus Cristo quem vai desencadear a história da Igreja; é Ele quem santifica o nosso povo e faz todos se submeterem à sua vontade. A nós cabe fazer a vontade de Deus, que é a de pregar; admoestar; corrigir.
6.2. Não chores mais por desesperança, o livro de Apocalipse nos lembra que Deus está no Controle, e que seus propósitos jamais serão frustrados.
6.3. Não chores mais, os governantes desta terra não possuem qualquer direito sobre as nossas vidas; nosso Deus é soberano. O livro está à sua Destra e Sua Destra é poderosa.
6.4. Não chores mais, suas orações estão naquela taça de ouro, como incenso suave às narinas de Deus, e, assim como as orações de João foram ouvidas, as tuas também o são;
6.5. Não chores mais, você, eu, nós, fomos constituídos reis e sacerdotes para reinarmos por sobre a terra. É assim que Deus nos vê.
6.6. Não chores mais, Jesus Cristo é o­nipresente, o­nipotente, ele está contido, e sua promessa é que “Jamais seremos desamparados”.
6.7. Não chores mais,
6.7.1. as incertezas da vida;
6.7.2. as dificuldades financeiras;
6.7.3. os problemas de relacionamento no lar;
6.7.4. a falta de recursos financeiros, Tudo está sob o controle de quem tudo pode, a sua destra é poderosa.
6.8. Não chores mais, você que chora por seus entes queridos, além de chorar por si próprio. Chore de joelhos, clamando ao Seu Deus, e levante-se cantando na certeza da vitória.;
6.9. Não chores mais, você que acredita que seu choro é inconsolável e “inxugável”:

Apocalipse 7.16-17 “16Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, 17pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.
Toda lágrima será enxugada.

7. REFLEXÃO

7.1. Do que ou porque você tem chorado?
7.2. Quem sabe, a exemplo de João, você se sente ilhado; desanimado; sem esperanças;
7.3. Quem sabe, o tempo está passando; os problemas continuam; a paciência se vai;
7.4. Nesta noite, Deus quer te devolver as esperanças; quer te dar vestes de alegria e de júbilo;
7.5. Quem sabe, você tem problemas selados, encalacrados, inacessíveis, insolúveis; indecifráveis, e você não vê ninguém em condições de abrir esses selos.
7.6. Contemple a dignidade do Leão Cordeiro, Jesus Cristo, que venceu e o livro abrirá.

Bibliografia.

O Apocalipse - Delcyr de Souza Lima- Juerp.
Apocalipse – Versículo por Versículo – Severino Pedro da Silva - CPAD
Apocalipse - Maria Salete da Silva Novah

Nenhum comentário:

Postar um comentário