JESUS, O CRISTO.
Redaçâo:André Luis.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. (João 1, 1 e 14).
Irmãos, devemos estar atento, não podemos nos deixar levar por “por lobos em pele de cordeiros”, estes, são pessoas que se apresentam como cristãos e na verdade negam a Cristo. A seita herética Testemunha de Jeová são um exemplo disto. Querem nos desviar do caminho de Deus, negam a Cristo e levam muitos despreparados e desavisados a se distanciarem também do Caminho, da Verdade, da Vida. (João 14,6).
Eles rasgarão suas Bíblias (características dos heréticos – modificar a Palavra de Deus) e lhe entregarão a deles (modificada, dizendo aquilo que eles querem que Deus diga). Não se admirem suas pretensões são enormes.
Jesus pergunta: “Quem diz o povo ser o Filho do Homem.... Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mateus 16,13 a 16). Ao que Jesus Cristo respondeu “... não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que estás nos céus” (Mateus 16, 16e17).
A revelação de Cristo não nos vem por canais humanos, nenhuma seita, incluindo os testemunha de Jeová tem esta capacidade. A revelação é produto divino feita através de vidas transformadas pelo Espírito Santo.
Jesus Cristo é, para:
João Batista: “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. (João 1,29).
Samaritanos: “o Salvador do Mundo”. (João 4,42).
Maria Madalena: “o meu Senhor”. (João 20,13).
Tomé: “Senhor meu e Deus meu”. (João 20,23).
Paulo: “Nele, tudo subsiste”. (Colossenses 1,17).
Deus, o Pai: “Este é meu filho amado, em quem em comprazo”. (Mateus 3,17).
Seres Celestiais: “Reis dos reis e Senhor dos senhores”. (Apocalipse 19.16).
E para Você, quem é Jesus...
Para seitas heréticas, Jesus Cristo é um ser criado, e não Deus eterno. Para nós, verdadeiros cristãos, não nos interessa o que fala o finito raciocínio humano, interessa o que Deus nos quer informar através da sua Palavra Viva.
Venha, conheçamos e aprendamos mais de Jesus.
Jesus Cristo Antes da Criação do Mundo:
João 17,5 “ ... e agora, glorifica-me o Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto a ti, antes que houvesse mundo”.
João 17,24 “...por que me amaste antes da fundação do mundo”.
Jesus Cristo Se Iguala a Deus:
João 8,58 “ ... Em verdade, em verdade eu vos digo: Antes de Abraão, EU SOU”.
Aqui, neste momento, cabe prestar atenção: - Jesus se igualou a Deus, o mesmo Deus que o glorifica e o exalta sobremaneira, e o coloca acima de todo nome (Filipenses 2,9). Se Jesus estava falando “besteira”, mentindo, por que o Deus único, justo e fiel o exaltaria. Por que Deus quer que confessemos o nome de Jesus como Senhor, para Glória dEle. (Filipenses 2,11).
Jesus Cristo Afirma ser Antes de Todas as Coisas:
Apocalipse 1,8 “...Eu sou o Alfa e o Omega”.
Início e fim, Autor e Consumador de todas as coisas. Tal expressão indica que, em vez de ter início e fim, Jesus Cristo é a razão de ser do início de todas as coisas.
Jesus Cristo é Deus, Eterno e Igual ao Pai:
Filipenses 2,6 “...Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus”.
Seitas gnósticas não aceitam a Deidade de Jesus Cristo, entre eles os testemunha de Jeová. Evidentemente, se Cristo é igual a Deus, compartilha igualmente da Sua Eterna existência.
Jesus Cristo não esta acima ou abaixo de Deus, Ele é Deus.
“Eu e o Pai somos um”. (João 10,30). Em vontade e essência. Denotando unidade, harmonia e igualdade.
Jesus está no mesmo “nível”. “Ele é o resplendor d glória e a expressão exata do seu Ser,..., assentou-se a direita da Majestade, nas alturas”. (Hebreus 1,3).
“Ele é antes de todas as coisas, nEle tudo subsiste”. (Colossenses 1,17). Através dos séculos, satanás tem atacado esta doutrina bíblica, Jesus eterno/igualdade ao Pai, tanto de modo direto, como indireto, servindo-se para isto de homens e mulheres que, julgando-se sábios, são uns tolos, prestando serviço ao inimigo.
Jesus Cristo Aceita Adoração:
Vamos supor, apenas supor que Jesus não é Deus, apenas um enviado, um ser inferior a serviço dEle. Por que Ele permitiria engano, tropeço ao povo que Ele tanto amava a ponto de dedicar sua vida a eles e no final morrer por eles. Por que permitiria que o adorassem, se o Deus Todo Poderoso diz: “... não as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso...” (Êxodo 20,5). O contexto nos fala sobre adoração de imagens, mas no sentido mais amplo condena a idolatria e ídolo é qualquer coisa colocada na frente, na posição de Deus.
João ao tentar adorar um ser celestial na ilha de Patmos, recebeu como resposta: “... adora a Deus”. (Apocalipse 19,10).
Se é para adorarmos a Deus, como foi que o maior e melhor enviado de Deus aceitou adoração, sabendo que estava levando seu povo ao pecado da idolatria. Para ludibriar e enganar a muitos... Não, é porque Jesus Cristo é Deus.
Anjos: “...todos os anjos de Deus o adorem”. (Hebreus 1,6).
Os Magos: “...e, prostrando-se, o adoraram”. (Mateus 2,11).
O cego de Nascença: “... creio Senhor e o adorou”. (João 9,38).
O Leproso: “... e o adorou”. (Mateus 8,2).
Jairo: “... e o adorou”. (Mateus 9,18).
Mulher Cananéia: “... e adorou-o”. (Mateus 15,25).
Jesus entrando em Jerusalém, o povo passa a Louvar a Deus (Lucas 19,37), então, os religiosos da época pedem a Jesus que peça ao povo que pare, diz lhe Jesus: “... se eles se calarem as pedras clamarão”. (Lucas 19,40).
Jesus Cristo Perdoa pecados e é reto Juiz:
Quem pode perdoar pecado... Deus.
“... perdoados te são os teus pecados.” (Mateus 9,2)
“... Os teus pecados te são perdoados.” (Lucas 7,48).
Quem julga, quem é reto Juiz... Deus.
“... mas deu ao Filho todo juízo”. (João 5,22).
“... Senhor Jesus Cristo que há de julgar...”. (2 Timóteo 4,1).
Nós temos uma escolha: acreditamos em heresias humanas ou cremos no Cristo que diz: “... Eu Sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo Poderoso e vindo com as nuvens do céu”. (Marcos 14,61e62) .
“... Quem me vê a mim, vê o Pai”. (João 14,9).
Jesus é Deus e faz parte da Trindade, veremos a seguir em outro estudo.
Referência: Bíblia Shedd – 2ª Edição
Cristologia – Eetad 3ª Edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário